quarta-feira, 25 de novembro de 2009















Atividades Pedagógicas Desenvolvidas no 2º Semestre 2009





III PRÊMIO ARINOS : EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO

PROFESSOR EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Tema: Prato Cheio sem desperdício

Autor: Fazer Valer

Série do Público Alvo: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental





Duração: 15 dias






Faixa etária dos alunos: 07 a 10 anos

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série

Apresentação

A partir da observação do desperdício do lanche na Escola Municipal de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série João Gontijo Ferreira, foram elaborados os objetivos de conscientização. Em seguida os trabalhos foram iniciados.
Este trabalho foi executado para turmas do 1º ao 5º Ano, visando previamente dar uma pequena contribuição para melhoria do interesse dos alunos para o consumo do lanche da escola, proporcionando atividades que pôde mostrar a quantidade em quilos deixados nos pratos. Através de pesquisas de campo foi mostrado aos alunos do 3º Ano escolar todo o processo de preparação do lanche em um dos dias do projeto que foi o Baião de três. Através de pesquisa na escola em todas as turmas, percebeu-se que a aceitação deu uma margem de 70% para 30% de rejeição. Mesmo com uma porcentagem boa de aceitação, foi constatada através de pesagem da sobra dos alimentos nos pratos uma quantia de 5,870 gramas.
Para realização das tarefas, a turma do 3º Ano Amizade foi dividida em grupos, facilitando o desenvolvimento do projeto.

Justificativa:

Ao observar o momento da distribuição de lanche na Escola Municipal de Ensino Fundamental 1ª a 4ª Série no turno matutino, percebe-se a importância de desenvolver um projeto de conscientização dos alunos, da grande quantidade de alimentos deixados nos pratos. No intuito de mudar os hábitos alimentares, evitando e minimizando a quantidade de sobras de lanche e também levar ao conhecimento destes que as sobras estão diretamente relacionadas com o custo do lanche,concluímos que este problema tem como causa geradora às vezes a não aceitação de alguns lanches. Daí a importância da elaboração e execução deste projeto.

Objetivo Geral:

Promover a educação alimentar e controlar o desperdício do lanche escolar.

Objetivos Específicos:

Estabelecer práticas que evitam o desperdício de alimentos e o acúmulo de sobras.
Conscientizar os alunos sobre os danos que a falta de alimento pode causar às pessoas que passam fome.
Orientar sobre os valores nutritivos do lanche, despertando maior interesse em alimentar todo o lanche da escola.

Metodologia:

ü Observação da quantidade de alimentos deixada nos pratos no momento da distribuição do lanche.
ü Momento de sensibilização e apresentação do projeto para os alunos.
ü Conversa informal com as cantineiras da escola responsáveis pela preparação do lanche.
ü Tomada de nomes de produtos usados para fazer a merenda em um dos dias do projeto: “O Baião de três”.
ü Visita à horta junto a uma das cantineiras para colher as hortaliças, verduras e cheiro verde para complementação deste lanche.
ü Pesquisa de campo ao supermercado Super Lara para fazer tomada de preço de arroz, feijão, alho, óleo e carne.
ü Observação durante o preparo do baião de três.
ü Recolhimento das sobras deixadas nos pratos com a participação de algumas mães.
ü Retorno ao supermercado para pesagem dos alimentos, das sobras.
ü Confecção de cartazes feitos pelos alunos conscientizando aos demais da escola para evitar o desperdício.
ü Apresentação de dados de quantidades de alimentos usados na preparação deste lanche e o que foi desperdiçado.
ü Conscientização em todas as turmas, da quantidade de lanche sobrado em quilos com a participação de uma mãe.
ü Elaboração de gráficos, com dados recolhidos na pesquisa de aceitação e rejeição do lanche “Baião de três”.
ü Resolução de problemas envolvendo a adição e a multiplicação baseada na pesquisa.
ü Leitura de textos informativos sobre a fome no Brasil e no mundo.
ü Sugestões de aproveitamento de sobras de alimentos.

Resultados Alcançados:

A infância é o período em que nossos hábitos alimentares estão sendo formados. com este projeto tivemos a oportunidade de conscientizar a comunidade escolar da importância do lanche na vida dos membros desta escola.
Foi pesquisado e observados dados da quantidade de lanche desperdiçado com o intuito de sensibilizar sobre as conseqüências vindas da prática do desperdício de alimentos.
Foi de grande benefício, pois este projeto movimentou toda a comunidade escolar e alcançou os objetivos com a contribuição dos educandos e alguns membros da comunidade escolar. Os alunos do 3º Ano se tornaram mais críticos e observadores em relação ao desperdício do lanche, bem como, passaram a conscientizar aos demais alunos da escola da importância de não desperdiçá-lo e das conseqüências do desperdício.












Alunos observando a preparação do lanche na cantina da escola






















Alunos fazendo pesquisa de preço no supermercado





















Recolhimento das sobras de lanche






























Pesagem das sobras de lanche

























Divulgação dos resultados da pesquisa nas outras salas do desperdício do lanche










III Prêmio Arinos: Excelência em Educação
Professor Excelência em Educação

Tema: Viajando na leitura

Autor: Acontecer

Série do Público Alvo: Alunos do 2º Ano de Escolaridade

Faixa etária do público alvo: 06 e 07 anos

Escola: Municipal de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série

Duração: 1º de Junho a 31 de Agosto de 2009

Apresentação

Este projeto foi desenvolvido tendo como público alvo duas turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental, cujas turmas estão em processo de alfabetização. Baseadas no pressuposto de que a criança é sujeito da linguagem, as professoras adotaram como foco a apreensão das capacidades lingüísticas, contidas nos cadernos do Centro de alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), da Universidade de Minas Gerais (UFMG).
As professoras definiram os objetivos do projeto, a partir da realidade de sua turma, cada professora aplicando as atividades mais adequadas, trabalhando com vários gêneros textuais, dando maior ênfase à leitura de textos infantis da faixa etária de 06 a 08 anos, visto que as crianças demonstram maior interesse.
Ao longo do projeto foram desenvolvidas várias atividades, tais como: leitura de história pelo professor e reconto oral pelos alunos, passeios, hora do conto pelos alunos, visita à Biblioteca Pública Municipal, dentre outras.

Justificativa

Parafraseando Paulo Freire, “não há como falar de esperança se os braços se cruzam e passivamente se espera. Na verdade, quem espera na pura espera vive em tempo de espera vã. A espera só tem sentido quando, cheios de esperança, lutamos para concretizar o futuro anunciado...”. Assim, este projeto foi elaborado no intuito de formar pessoas que pratiquem a leitura com desenvoltura; que recorram a ela tanto para o trabalho como para o lazer; que tenham uma posição crítica e autônoma em relação ao que lêem.

Objetivo Geral

Desenvolver o uso da linguagem oral e escrita na formação de leitores críticos e autônomos.


Objetivos Específicos:

Incentivar o prazer pela leitura
Promover a expressividade oral e a escrita.
Observar a importância social da leitura
Conhecer a diversidade textual
Ler com fluência.
Recontar histórias lidas pelo professor e pelos pais.

Metodologia

Uma roda de conversa deu início ao projeto, desenvolvendo na seqüência as seguintes atividades:
Conto de histórias infantis pela professora, discussão da história e reconto oral na Hora do conto: escolher um dia por semana para leitura e troca com os colegas. Conversar com os alunos sobre os tipos de textos que conhecem permitindo que os mesmos tenham oportunidade de manusear, folhear ou ler, conforme suas capacidades, outros suportes de leitura, como: receitas, poesias, parlendas, dentre outros.
Troca de livros com os colegas para leitura na hora do conto, de textos infantis de gêneros diversos: contos de fada, poesias, fábulas e aventuras.
Avaliação da apresentação feita pelos alunos.
Apresentação dramatizada de algumas histórias.
Produção de texto coletiva a partir de história contada pela professora.
Visita à biblioteca pública municipal para conhecerem o acervo da mesma e se certificar do trabalho e da importância da Biblioteca Pública.
Convidar os pais, para a mini-feira da leitura apresentando o resultado final do projeto.
Elaborar o convite para os pais, observando como esse gênero textual é estruturado.


Resultados

Segundo Jean Piaget quando uma criança se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física. Assim, a partir deste projeto conclui-se que a leitura é um instrumento muito valioso para a formação de leitores competentes e conscientes.
A avaliação deste projeto revelou que as crianças começaram a encarar com maior prazer a leitura e a escrever com maior fluência. Dedicaram-se às atividades com capricho e cuidado. Percebe-se que os alunos agora se comunicam com maior desinibição e criatividade, ao apresentarem as dramatizações.
Outro aspecto positivo é o reconhecimento da função social dos gêneros textuais.
Em relação à auto formação profissional foi possível melhorar a metodologia de ensino, conscientes de que esta é fundamental no processo de ensino aprendizagem: metodologia diferenciada é sinônima de bom aprendizado.



Referências

SEE,MG.Planejamento da Alfabetização/CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2005. FAE/UFMG.

PORTO, Amélia. Hora de Construir: alfabetização/ Belo Horizonte; Editora FAPI, 2009 (Coleção Hora de Construir).

VALADARES, Solange & ARAÚJO, Rogéria. Alfabetização Divertida – Belo Horizonte: FAPI, 2002 (Alfabetização).

BOQUET, Graça & BATITUCI, Graça. Letramento Divertido. Alfabetização; Editora FAPI, 2007.

Atividades dos alunos
Visita à Biblioteca Pública
Trabalhando com jornal
Texto fatiado Leitura de parlenda

3 comentários:

  1. A Secretaria Municipal de Educação de Arinos promove a cada ano o Prêmio Professor Excelência que premia os 5 melhores projetos apresentados, e, na categoria escola, o melhor projeto apresentado é premiado.O projeto acima é um dos participantes este ano. Estamos aguardando o resultado dia 27 de novembro.
    Elivani

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  2. O projeto Prato cheio sem desperdício foi premiado com troféu de 9° lugar entre os dez melhores projetos do ano.

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  3. Oi Elivani!
    Que sucesso! Ficou em 9º lugar! Ficou entre os dez primeiros!
    Mais uma vez Parabéns!!!!

    Beijos Premiados!

    Soninha

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