quarta-feira, 14 de abril de 2010

Experiências realizadas na Escola João Gontijo 1° Semestre 2010

Projeto Biblioteca Viva

Órgão/Instituição Responsável: Escola Municipal João Gontijo Ferreira
Telefone (38) 3635-2159

Nome dos Responsáveis: Elivani Oliveira da Silva Alves / Supervisão Pedagógica e Antônia Francisca da Costa / Bibliotecária

Público Alvo: alunos do ensino fundamental 1º ao 5º ano, professores e pais de alunos da escola.

Apresentação:

O presente projeto propõe que a leitura faça parte do cotidiano das pessoas. Isso requer acesso aos livros e a desmistificação da leitura como atividade apenas de aprendizagem formal. A idéia central que norteia esse trabalho é a crença de que a leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, lei ou ordem, mas, sim, uma habilidade que envolve a decisão de um leitor, no sentido de envidar esforços em torno de um objetivo comum: propiciar a construção do letramento. Dito de outra forma, a leitura é individual, subjetiva, e ninguém lê pelo outro. Pensamos que a leitura efetiva-se por meio de procuras, em que os interesses e as necessidades do sujeito/leitor são portais. Todavia, tais portais, muitas vezes, têm “travas” difíceis de destravar, isso porque os contextos situacionais nem sempre são favoráveis ao desenvolvimento das habilidades de leitura, tão necessárias para o “futuro leitor” – leitor crítico. Por conseguinte, ainda que a leitura seja um ato do “eu”, podemos abrir portas, traçar alguns rumos em direção à sua construção. Assim pensando, nós, supervisora e bibliotecária, lançamo-nos no desafio de propiciar meios e condições adequadas, que proporcionem momentos, horas, dias, ricos e agradáveis, a fim de que a leitura se instale e permaneça dentro e fora dos muros da escola. Considerando-se que um simples gesto generoso de ler pode possibilitar leituras e construir leitores, e que a convivência com livros é condição essencial para a formação do leitor, caminhamos, junto e com toda a Comunidade Escolar, rumo a novos percursos literários.

Justificativa:

Acreditamos que o poder dos livros, enquanto entidade de fomento a arte e a cultura têm um poder sem limites, já que entrega ao leitor, por meio da leitura, a chave do mundo. Fortalecidas com essa crença, “arregaçamos as mangas e colocamos mãos à obra” no sentido de trabalhar esse domínio tão especial da leitura que é a literatura. Concluindo essa breve comunicação, ponderamos que, enquanto professores, portanto leitores de nossas próprias leituras e participantes da História e de diversas e variadas histórias, temos o dever de contagiar nossos “leitores destinatários” e trazê-los para o fascinante ingresso no mundo da literatura.

Objetivos:

Divulgar e “semear” a leitura literária dentro e fora dos “muros” de nossa escola;
Estimular o gosto e o interesse pela leitura como fonte de informação e recreação;
Estimular as artes como forma aglutinadora para familiarizar o público infantil com o acervo da biblioteca (visto que o espaço da mesma está ocupado com aula).divulgar e “semear” a leitura literária dentro e fora dos “muros” de nossa escola,
Formar o hábito de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental;
Ampliar o letramento.

Ações:

Viver o livro ao vivo e em cores onde são montadas peças teatrais baseados em livros de escritores da literatura infantil. (Uma vez por semana é proposta a hora do conto, na qual uma turma prepara uma apresentação do livro escolhido para a escola toda).
Fazer rodízio de livros, estimulando a leitura.
Cada aluno (do 1º ao 5º Ano) lê um livro por mês, a professora estipula uma data para fazer o reconto e os alunos são avaliados.
Diariamente, durante 10 minutos, os participantes da formação do hábito de leitura (professores e alunos da sala) lêem, pelo prazer de ler, textos completos ou trechos de livre escolha do leitor: artigos, capítulos de livros, poemas, revistas, etc.
Roda de leitura pelos professores e socialização nas reuniões de módulo II, livros de auto-ajuda e formação profissional ou literatura.
Atividades relacionadas ao livro escolhido para nome da turma: ilustração, reconto, livro ilustrado, apresentações semanais (cada turma escolhe uma forma de apresentar o seu a partir do cronograma em anexo.)
Aquisição de livros literários para o acervo da biblioteca com recursos do PDE- Escola.
Feira do livro para culminância do projeto com a presença de toda a comunidade escolar, pais, convidados da comunidade.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

TURNO MATUTINO


DATA
ATIVIDADE
RESPPONSÁVEL
05/03
Abertura do projeto
Bibliotecária, supervisora, vice-diretora, professora de Educação Física
12/03
Apresentação da Turma 5° Ano Augusto Cury
Professora Alaes e Alunos da turma
19/03
Apresentação da turma Afonso Arinos
Professora Aparecida Oliveira e Alunos da turma
26/03
Apresentação da turma 2° Ano Chapeuzinho Vermelho
Professora Mosari e alunos
09/04
Apresentação teatral da turma 4° Ano A Galinha Ruiva
Professora Aparecida Diniz e alunos
16/04
Apresentação teatral da turma 4° Ano Alice no País das Maravilhas
Professora Antônia Damaceno e alunos
23/04
Apresentação teatral do 3° Ano Rapunzel
Professora Darcikênia e alunos
30/04
Apresentação teatral do 3° Ano A Cinderela
Professora Neusa e alunos
07/05
Apresentação teatral do 2° Ano Branca de Neve
Professora Ana Reis e alunos
21/05
Apresentação teatral do 1° Ano A Cigarra e a Formiga
Professora Lurdes e alunos
28/05
Apresentação teatral do 1° Ano Dona Baratinha
Professora Rosa Gomes e alunos
05/03 a 30/06
Leitura de um livro por bimestre por aluno e roda de reconto na própria sala de aula
Todos os professores e alunos
05/03 a 30/06
Atividades relacionadas ao livro literário de nome da turma e elaboração do livrão
Todos os professores e alunos.
16/07
Culminância do Projeto com Feira do Livro com a presença de toda a comunidade escolar.
Supervisora, bibliotecária, professores, vice-diretora e diretor.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

TURNO VESPERTINO

DATA
ATIVIDADE
RESPPONSÁVEL
05/03
Abertura do projeto
Bibliotecária, supervisora, vice-diretora, professor de Educação Física
12/03
Apresentação da Turma 5° Ano Paulo Freire e Cecília Meireles
Professoras Vanusa, Luiza Guedes e Alunos das turmas
19/03
Apresentação da turma Napoleão Valadares
Professora Silvânia e Alunos da turma
26/03
Apresentação da turma 2° Ano Cachinhos dourados
Professora Celma e alunos
09/04
Apresentação teatral da turma 4° Ano A Bela e a Fera e O Flautista de Hamelim
Professoras: Isabel e Solange e alunos
16/04
Apresentação teatral da turma 4° Ano O Patinho Feio
Professora Nalva e alunos
23/04
Apresentação teatral do 3° Ano O Sítio do Pica pau Amarelo
Professora Ethe e alunos
30/04
Apresentação teatral do 3° Ano Soldadinho de Chumbo e João e Maria
Professoras: Carmita e Isabel Soares e alunos
07/05
Apresentação teatral do 2° Ano O Gato de Botas
Professora Antônia Soares e alunos
21/05
Apresentação teatral do 1° Ano A Galinha dos ovos de Ouro
Professora Ana Glicéria e alunos
28/05
Apresentação teatral do 1° Ano A Dama e o Vagabundo
Professora Luzilene e alunos
05/03 a 30/06
Leitura de um livro por bimestre por aluno e roda de reconto na própria sala de aula
Todos os professores e alunos
05/03 a 30/06
Atividades relacionadas ao livro literário de nome da turma e elaboração do livrão
Todos os professores e alunos.
16/07
Culminância do Projeto com Feira Lítero Cultural com a presença de toda a comunidade escolar.
Supervisora, bibliotecária, professores, vice-diretora e diretor.

Arinos, MG, 12 de Fevereiro de 2010

Elivani Oliveira da Silva Alves

2 comentários:

  1. Oi Elivani!
    Trabalhar com profissionais dedicados iguais a você, faz com que entendamos que vale a pena insistir na educação!
    Sei que sua escola está em boas mãos, seu blog fica cada vez melhor!
    Beijos felizes!

    Soninha

    ResponderExcluir
  2. Olá Elivani!!!
    Parabéns com o blog. Espero poder contribuir com vcs!
    Abraços,

    Josélia Borges

    ResponderExcluir