segunda-feira, 19 de abril de 2010

Repasse PIP(Programa de Intervenção Pedagógica) nas escolas João Gontijo e Professor Benevides




Relatório de aplicação do repasse do PIP (Programa de Intervenção Pedagógica) na Escola Estadual Professor Benevides/Arinos – MG para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Benevides e da Escola Municipal João Gontijo Ferreira.


Às dezoito horas do dia sete de Abril do ano de dois mil e dez (07/04/2010), se reuniram numa sala de aula da Escola Estadual Professor Benevides, os professores dos anos iniciais das duas escolas: Professor Benevides e João Gontijo, com a presença dos diretores, vice-diretores, especialistas, professoras do uso da biblioteca para a realização do repasse das oficinas do PIP – Programa de Intervenção Pedagógica.


Ao iniciar, o diretor Alessandro deu as boas vindas aos professores, agradecendo ao diretor da Escola Municipal João Gontijo pela parceria, visto que muitos professores trabalham nas duas escolas. Em seguida passou uma mensagem falando sobre o que é escola. Na seqüência passou a palavra à inspetora - Maria Socorro Souza da Silva que parabenizou a equipe organizadora pela participação na oficina anterior junto à equipe da superintendência de Paracatu, e em seguida se pronunciou em nome da superintendência sobre a alfabetização no tempo certo que é proposto pela Resolução 1086 de Minas Gerais. Depois passou a fala da Secretária Estadual de Educação - Senhora Vanessa sobre os direitos do aluno de ler com autonomia até os oito anos de idade.

Dando continuidade as oficinas foram aplicadas na seguinte ordem:

1º. Oficina 03: ALGUNS PRESSUPOSTOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Aplicada pela especialista de Educação da Escola Estadual Professor Benevides e professora do 4º Ano na Escola Municipal João Gontijo: Maria Aparecida Diniz de Jesus. A mesma iniciou sua fala explanando com muita propriedade sobre o tema, utilizando os slides elaborados pela equipe do PIP/2010. Em seguida formou as equipes de trabalho com a dinâmica de músicas infantis, formando cinco equipes. Os participantes, depois de organizados fizeram a análise do Mapa de Resultados (Anexo I) de uma turma de 3º ano, com base na Matriz de Referência da Provinha Brasil (Anexo II).

Utilizando-se do instrumento “Análise do Mapa de Resultados” (Anexo III), observaram o desempenho da turma e dos alunos, preenchendo esse instrumento. (40 minutos). Para esse trabalho, os grupos se organizaram da seguinte maneira:

Grupo 1: Questões 1 e 2

Grupo 2: Questões 3 e 4

Grupo 3: Questões 5 e 6

Grupo 4: Questões 7 e 8

Grupo 5: Questões 9 e 10

As demais participantes do PIP em Buritis (Elivani, Rozina, Rozeni, Antônia Soares e Antônia Francisca), auxiliaram como facilitadoras à Maria Aparecida,

circulando pelos grupos orientando-os quando necessário.

Houve uma participação muito boa dos componentes das equipes, demonstrando interesse e satisfação ao analisar e resolver as questões propostas. Após a conclusão das atividades vieram para a plenária onde cada grupo dispôs de 4 minutos para apresentação de suas conclusões fazendo um total de 60 minutos.

2º Momento: Oficina 02: LER E ESCREVER EM TODAS AS DISCIPLINAS CURRICULARES UTILIZANDO A COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS.

Aplicada pela professora da Escola Estadual Professor Benevides e supervisora da Escola Municipal João Gontijo: Elivani Oliveira da Silva Alves. No primeiro momento expôs o tema dos slides elaborados pela equipe do PIP Superintendência, demonstrando muita segurança!

Após a explanação dos slides foi feito um intervalo de quinze minutos para o lanche.

Ao retornar foram retomados os grupos sendo formados quatro grupos. Cada grupo recebeu o seguinte material: Recortes de capítulos/unidades de Livros Didáticos (cópias), Livros e outros impressos em sala de aula, Papel Ofício. Foi proposto às equipes eleger um coordenador para cada grupo para após realizar as atividades propostas a seguir, apresentá-las em plenária na sala.

Atividade 1

>Analisar o material recebido pelo grupo (cópia de um capítulo/unidade do Livro Didático).

Responder:

1) Os textos e/ou atividades propostas no capítulo contribuem para o trabalho com as capacidades de leitura e escrita, previstas para os alunos do 3º ano?

2) Anotar no quadro abaixo as capacidades que podem ser desenvolvidas em leitura e escrita:


Atividade 2

Elaborar 01 (uma) prática pedagógica de leitura e 01(uma) de escrita que poderão ser desenvolvidas em sala de aula, relacionadas às capacidades do 3º ano selecionadas pelo grupo na atividade anterior e descritas no quadro acima.

Atividade 3

Discutir e responder:

“Como o professor deve trabalhar a coleção Livros Didáticos para que os alunos do 3º ano leiam e escrevam com autonomia e atinjam o nível recomendável no PROALFA?”

A realização das atividades aconteceu da mesma forma da anterior, com o apoio de todas as participantes à capacitação em Buritis. Ao concluir o trabalho cada equipe escolheu seu representante para apresentação em plenária.

Após a apresentação desta equipe que se deu Às vinte e uma horas e quarenta minutos, fizemos a avaliação da oficina concluindo com sucesso nossa missão. Pois noventa e nove por cento dos participantes avaliaram com conceito ótimo, sendo que um por cento avaliou como Bom. Conclui-se que foi de suma valia o esforço realizado. Houve uma interação muito grande de todos os participantes, apesar de ser após um dia de trabalho, ninguém reclamou de canseira. Alguns até questionaram ao encerrar que não viram a hora passar.Portanto, cabe parafrasear aqui Cora Coralina: “Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".







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